SAMU 192: Homem em Surto Psiquiátrico Incendeia Ambulância do SAMU em São Gonçalo; Vídeo Choca Internautas!

Socorristas

Uma ambulância do SAMU foi destruída após ser incendiada por um paciente em surto psiquiátrico, no início da tarde desta segunda-feira (14), no bairro Jóquei, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O caso, registrado em vídeo, viralizou nas redes sociais e gerou indignação entre profissionais da saúde e a população.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada por volta das 12h30 para atender uma ocorrência de surto psiquiátrico na Rua Manoel Oliveira.

Ao chegarem ao local, os socorristas foram surpreendidos pela reação violenta do paciente. Ele depredou a ambulância e, em seguida, ateou fogo no veículo, completamente destruindo a viatura.

Profissionais do SAMU escapam ilesos

Apesar da violência da ação, nenhum dos profissionais do SAMU ficou ferido. A rápida ação do Corpo de Bombeiros do quartel de Colubandê, acionado às 12h32, foi fundamental para controlar as chamas. A operação de combate ao incêndio foi encerrada às 14h02, mas a ambulância já estava totalmente consumida pelo fogo.

Homem foi internado e caso está sendo investigado

Após o incidente, o homem em surto foi contido e levado por outra equipe do SAMU para a emergência psiquiátrica do Hospital Luiz Palmier, localizado no bairro Zé Garoto, após a liberação dos médicos o homem foi conduzido à delegacia.

O caso foi oficialmente registrado na 75ª Delegacia de Polícia (Rio do Ouro), que agora investiga as circunstâncias do ataque e os possíveis riscos à integridade da equipe de socorro.

Até o momento, a Polícia Militar não se pronunciou sobre o ocorrido.

Surto Psiquiátrico e Saúde Pública

O caso reacende o debate sobre a falta de estrutura para atendimento adequado a pessoas em crise de saúde mental e os riscos enfrentados diariamente pelas equipes de emergência. Ambulâncias do SAMU têm sido alvos frequentes de vandalismo e violência, o que expõe a vulnerabilidade do sistema de saúde pública em situações extremas.

VEJA O VÍDEO NO YOUTUBE

CLINK NA IMAGEM PARA INFORMAÇÕES SOBRE NOSSSO CURSO

Veja outras matérias em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *